sábado, 27 de novembro de 2010

Comentários Musicais

Acabo de assistir ao documentário Metal – A Headbanger's Journey, um alucinante e informativo mergulho no mundo do heavy metal idealizado e concretizado pelo antropólogo canadense Sam Dunn (baixe aqui), e confesso que me senti compelido a escrever esse comentário musical. O tema? Adivinha!

O heavy metal, concordam vários especialistas no assunto (inclusive Sam), surgiu de uma transformação do rock’n’roll, estilo que envolve rock, punk, hard core e possui raízes blues e soul. Sua paternidade é controversa, visto que não se pode dizer ao certo qual o primeiro heavy metal da história. É no entanto quase consenso que o Black Sabbath, se não foi seu criador, foi quem configurou o estilo – ou seja, sem essa banda, não haveria o gênero.

Do final dos anos 1960, quando surgiu, até os dias de hoje, o barulho se dividiu em inúmeros subestilos, dentre os quais se destacam o glam metal, o thrash metal, o death metal (fodástico!), o doom metal e o black metal. Sua existência sempre foi cercada de lendas e fatos – estes, no mínimo, curiosos: quem nunca ouviu a clássica história da cabeça do morcego arrancada a dentadas pelo Ozzy, em pleno show, ou a entrada do Manowar para o Guiness como a banda mais barulhenta do mundo, ou a missa negra do LP do Venom, quando rodado ao contrário.

Histórias à parte, o fato é que o heavy metal se configura em um estilo musical bastante rentável e muito popular hoje em dia. Bandas como Iron Maiden, Megadeth, Metallica, Sepultura, Motörhead e AC DC, só para citar algumas, possuem um público tão grande quanto algumas bandas pop consagradas.

No mais, deixo-vos, pacientes leitores, com uma das músicas mais emblemáticas e estranhas do heavy metal, considerada por muitos o início de tudo: Black Sabbath, tocada pelo Black Sabbath.


6 comentários:

theo disse...

Utilizando o termo de uma forma genérica, o heavy metal é um dos meus estilos preferidos. Gosto da complexidade dos arranjos mixados com batidas objetivas. É um estilo que sempre tem algo a dizer, ou melhor: GRITAR (GUITAR, EHEH...) Não é um estilo apenas para ser contemplado, é como se as caixas acústicas falassem aquilo que você queria dizer pro seu pai autoritário, pro seu vizinho prego ou pro seu chefe babaca.....Quando você já não tem tanta coisa guardada assim, o estilo vai perdendo a importância...Só para criar polêmica, dizem que o primeiro heavy metal foi helter skelter dos beatles....Quem diria.

Anônimo disse...

Ouvi falar isso também. Aliás, acho o Helter Skelter um som pesado, sim. Mas compartilho a opinião de que o heavy metal como movimento musical se configurou mesmo com o Black Sabbath. Inclusive, nessa época, várias bandas faziam rock pesado, mas heavy mesmo acho que foi com o Sabbath. Mas isso é só a opinião de um headbanger de cabelo curto. hehehe

Proponho discutir isso tomando um joão andador e ouvindo... HEAVY METAL!!!

Catarina de Queiroz disse...

Você respondeu como anônimo...

Anônimo disse...

Como você descobriu que era eu?

Anônimo disse...

André.
Bóra, monstro!

Malthus disse...

uhuuu